Colaboradores

Pesquisar este blog

ÁGUA DE CHEIRO

ÁGUA DE CHEIRO
Santa Cruz,RN


Clique aqui na imagem para acessar a Delegacia Virtual da Mulher.

Canaã Modas

Canaã Modas

22 de fev. de 2018

Centro de Nefrologia de Santa Cruz é credenciado pelo Ministério da Saúde


O Centro de Nefrologia Santa Rita foi credenciado pelo Ministério da Saúde. A informação foi confirmada após consulta feita pelo deputado Tomba Farias para saber como estava o andamento do processo de credenciamento em Brasília.

Depois de intensa batalha administrativa e política dentro do Governo do Estado, onde Tomba Farias teve papel decisivo cobrando o credenciamento da Clínica de Hemodiálise na Secretaria Estadual de Saúde Pública, o ato foi finalizado nas últimas semanas de 2017, faltando apenas a oficialização do Centro de Hemodiálise no Ministério da Saúde para recebimento dos recursos pelo serviço oferecido.

O ato de credenciamento no órgão maior da Saúde no país foi publicado oficialmente no dia primeiro de fevereiro de 2018. Com isso, a clínica poderá funcionar em sua totalidade e receberá recursos diretamente do Ministério da Saúde para prestar o serviço de diálise aos pacientes de toda região Trairi.

Tomba Farias comemorou a última etapa de uma luta que beneficia diretamente a população. “Essa clínica tem investimento privado, mas foi fundamental o papel político que tivemos para que hoje ela esteja credenciada no Ministério da Saúde. Batemos portas em Natal e em Brasília para regularizar a situação e nossos apelos, junto com o dos pacientes e os profissionais da clínica, foram atendidos. É um dia especial para a região que terão seus pacientes podendo ser atendidos, praticamente, em casa, sem maiores transtornos de viagens longas”, enfatizou Tomba Farias.

FUNCIONAMENTO DA CLÍNICA DE HEMODIÁLISE

Todo Centro de Nefrologia é privado. Sua construção e funcionamento é financiado pela iniciativa privada, que presta serviço ao Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita aos pacientes. O Centro recebe os recursos do Ministério, por paciente, para funcionar.

Para ter acesso ao funcionamento, vários órgãos devem fiscalizar o local para saber de suas adequações e é preciso credenciamento na Secretaria Estadual de Saúde Pública e no Ministério da Saúde para que os recursos venham para manutenção dos serviços.

O Centro de Nefrologia de Santa Cruz passou mais de seis meses prestando serviço a um outro Centro, do mesmo grupo empresarial, em Natal. A clínica de Natal repassava os recursos para Santa Cruz para que os pacientes fossem atendidos aqui. Mas, a situação não era a ideal, pois existia uma fila de pacientes que não podiam ser atendidos em Santa Cruz pela falta de credenciamento nos órgãos responsáveis.

Em dezembro, após intensa articulação do deputado Tomba Farias junto à Secretaria Estadual de Saúde Pública, o Governo do Estado assinou contrato com a clínica de hemodiálise de Santa Cruz, passando a diante um processo longo e que chega ao fim este mês com o credenciamento do Centro de Nefrologia junto ao Ministério da Saúde.

FUNCIONAMENTO APÓS CREDENCIAMENTO NO SUS

A partir de agora, com a clínica recebendo recursos direto do Ministério da Saúde, os pacientes poderão procurar o local e ter acesso aos serviços em sua totalidade, financiados pelo SUS, e sem custos do paciente, como funciona o tratamento nas clínicas de hemodiálise em Natal.

Um passo importante para a saúde do Trairi, que terá em sua plenitude um serviço de saúde de alta complexidade e que deve beneficiar centenas de pacientes ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Site recomendado:

Brasil

PARCEIROS DO BLOG - LEIA TAMBÉM

GeraLinks - Agregador de links

Restaurante em Santa Cruz,RN

Restaurante em Santa Cruz,RN
SAIBA mais clicando na imagem!